quarta-feira, novembro 29, 2006

Candomblé

Ontem fui pela primeira vez a uma roça de Candomblé. Recebi o convite de dois amigos e fui prestigiar a festa. Achei muito interessante pois mesmo já tendo visto outras religiões como Centro de Mesa e Umbanda, notei que o Candomblé é único e bem diferente.

Me senti muito bem lá pois fui super bem recebido e mesmo conhecendo só algumas pessoas consegui me sentir a vontade e até fiz alguns novos colegas. Foi legal ver o pessoal que eu conheço, mesmo na roda, piscando, sorrindo ou acenando quando me viam para dizer "Olá, seja bem-vindo". Quando eu estava sozinho sempre me chamavam e me davam a atenção necessária que precisamos quando estamos fora de nosso meio.

Achei bonito na festa: um amigo André (Fumanlegi)(Fumalegin - acho que escrevi errado) dançando no vídeo; Ogum (meu padrinho) riscando a faca no chão que até saiam faíscas; Oxalá andando tão devargarzinho e com todos os orixás em volta o ajudando.

Gostei muito do astral das músicas e da dança, gostei de ver que tudo é branquinho e limpo, gostei do carinho dos irmãos uns com os outros, gostei de ver que todo mundo ajuda em tudo desde a limpeza, passar roupa, cozinhar e até servir. Sim, tinha água, refrigerante e até jantar, que acabei recusando devido ao meu abuso e gula na hora do almoço. O jantar era arroz, feijão tropeiro e salpicão eu acho. O cheiro estava muito bom mas comi muito churrasco de dia. Foi engraçado todo mundo mexendo comigo e dizendo que eu estava com medo de comer "comida de macumba" e que não precisava temer porque não tinha pó não.

Cheguei antes da festa começar e saí depois de tudo calmo por volta de uma e tanta da manhã, assim que meu "guia" (risos) tomou um banho e ficou liberado para partirmos.

Frustação minha foi hoje de manhã vendo as fotos que tirei com tanta boa vontade e carinho e constatar que ficaram horríveis. Não sei se era a iluminação a favor ou a movimentação associada ao excesso de cor branca mas o resultado foram fotos borradas demais. Infelizmente, poucas ficaram bonitas. Espero que eu consiga melhorá-las um pouco no Photoshop mas se não ficarem boas vou descobrir como programar a câmera para aquele ambiente e voltar lá outro dia para tirar fotos mais nítidas.

Duas fotos ótimas são estas do Oxalá Igbin Ôrò de um grande amigo, o Sydney, que foi o responsável por me levar lá no Ilè Asé Odé Inlè e me presentear com uma noite muito interessante e histórica.

Não sei exatamente como é a saudação que usam mas:
Muito Asé Syd e obrigado!


Nenhum comentário: